Encontra Ipatinga

Sobre Ipatinga

Cidade de Ipatinga

Ipatinga é uma cidade brasileira localizada no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e à microrregião de mesmo nome, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 209 quilômetros. Sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 239 177 habitantes, sendo assim o décimo mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua microrregião. Está a 947 quilômetros de Brasília, a capital federal. A cidade localiza-se exatamente no local em que as águas do rio Piracicaba se encontram com o rio Doce. Sua área é de 165,509 km², sendo que 22,9245 km² estão em perímetro urbano.

O desenvolvimento da região deve-se às grandes empresas locais, como a ArcelorMittal Timóteo e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município. Até 1964 estas duas ficavam em território da cidade vizinha, Coronel Fabriciano, mas com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, o município deixou de sediá-las. Atualmente município é formado pela Sede e pelo distrito de Barra Alegre. A cidade faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço, que ultrapassa os 449 340 habitantes. Além das quatro principais cidades (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), há outras 22 no colar metropolitano.

A cidade de Ipatinga ainda se destaca pelo turismo. Além do turismo de negócios, muito incentivado pela prefeitura e pelas grandes empresas locais, em Ipatinga estão algumas das principais atrações de todo Vale do Aço, como o Shopping do Vale do Aço; o Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - Ipatingão, um dos maiores de todo Leste mineiro; a USIPA; o Centro Cultural Usiminas, que vem apresentando diversas atrações de todo o país, como grandes nomes da MPB, a título de exemplo a cantora Maria Gadu e o cantor Frejat, peças não só locais, mas também de âmbito nacional, como a atuação de Luana Piovanni em O Pequeno Príncipe, e várias outros pontos turísticos de importância cultural e histórica. Além do turismo na área urbana, Ipatinga também é um dos principais acessos para a Serra dos Cocais, localizada na cidade vizinha de Coronel Fabriciano e para o Parque Estadual do Rio Doce, situada entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,6°C, a vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Em relação à frota automobilística, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, em junho de 2011 foram contabilizados 112 072 veículos em Ipatinga. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,25%, O município contava em 2008 com 125 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,806, considerando-se assim como elevado, em relação ao estado de Minas Gerais.

Economia

O Produto interno bruto - PIB de Ipatinga é o maior de sua microrregião, sendo seguido por Timóteo, destacando-se na área industrial. Nos dados do IBGE de 2005 o município possuía R$ 5 509 973 mil no seu Produto Interno Bruto. Desse total 6 182 516,210 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O PIB per capita de R$ 25 577,18. Dos 5.565 municípios brasileiros, Ipatinga ocupa a 43ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A..

Setor primário

A agricultura tem pouca importância em Ipatinga. De todo o PIB da cidade 1.299 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária. Segundo o IBGE em 2008 o município possuía um rebanho de 2602 bovinos, 402 suínos, 92 equinos, 39 Muares, 165 Ovinos e 3467 aves, dentre estas 1940 galinhas e 1527 galos, frangos e pintinhos. Em 2008 a cidade produziu 564 mil litros de leite de 537 vacas. Foram produzidos 7 mil dúzias de ovos de galinha e 2289 quilos de mel-de-abelha. Na lavoura temporária são produzidos principalmente o milho (368 toneladas), o arroz (64 toneladas) e o milho (42 toneladas). De acordo com o IBGE existem de 4.028 hectares de áreas cultivadas com aproximadamente 177 estabelecimentos rurais.

Setor secundário

A indústria atualmente é o setor mais relevante para a economia ipatinguense. 2 664 623 reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). Cerca de 20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (USIMEC), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.

Setor terciário

1 992 439 mil reais do PIB municipal são de prestações de serviços (terciário). O setor terciário atualmente é a segunda maior fonte geradora do PIB ipatinguense. De acordo com o IBGE a cidade possuía no ano de 2008 6.453 empresas e 134.026 trabalhadores, sendo 71.125 pessoal ocupado total e 62.901 ocupado assalariado. Salários juntamente com outras remunerações somavam 1.030.090 reais e o salário médio mensal de todo município era de 3,4 salários mínimos. O principal centro comercial de Ipatinga é o Shopping do Vale do Aço, sendo ainda um dos mais movimentados da região do Vale do Rio Doce. Além de grandes lojas, como as Lojas Americanas, Ponto Frio e Marisa, o shopping possui pequenas e médias empresas com sede no próprio município ou na região. Assim como no resto do país o maior período de vendas é o Natal.

Saúde

Ipatinga possuía no ano de 2005 125 estabelecimentos de saúde, sendo 99 deles privados e 26 municipais entre hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos. A cidade possui ainda cerca de 561 leitos para internação em estabelecimentos de saúde. Existem três hospitais geral, sendo um filantrópico, um público e um privado. Ipatinga conta ainda com 725 auxiliares de enfermagem, 333 cirurgiões dentistas, 330 clínicos gerais, 153 cirurgiões gerais, 137 enfermeiros, 121 pediatras, 102 gineco-obstetras e 1 418 distribuídos em outras categorias, totalizando 3 319 profissionais de saúde. No ano de 2008 foram registrados 3.514 de nascidos vivos, sendo que 7.2% nasceram prematuros, 51,8% foram de partos cesáreos e 13.5% foram de mães entre 10 e 19 anos (0,3% entre 10 e 14 anos). A Taxa Bruta de Natalidade é de 14,5.

Situa-se no município um dos melhores hospitais da região. O hospital Márcio Cunha está localizado no Bairro das Águas, foi inaugurado em 1965 pela Usiminas. É o primeiro no País a ser certificado com excelência nos critérios do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares da Organização Nacional de Acreditação (ONA). No ano de 2003, alcançou nível máximo de excelência da ONA.

Educação

A cidade de Ipatinga, em 2008, contava com aproximadamente 23.818 matrículas e 26 instituições dos ensinos Fundamental e Médio em escolas estaduais; 21.930 matrículas e 37 instituições municipais em Ensino Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental; e 16.604 matrículas e 76 instituições particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Para aumentar ainda mais a qualidade da educação ipatinguense, a prefeitura organizou alguns projetos de alfabetização e inclusão social. São alguns deles o PROALE – Projeto de Alfabetização, cujo objetivo foi aumentar o horário letivo em 2 horas e o COM-TATO, trabalho com cegos em algumas escolas municipais.

Ipatinga ainda conta com diversas instituições de ensino superior. São algumas delas a Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC; a Faculdade Pitágoras; Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste - MG); Faculdade de Direito de Ipatinga; Faculdade de Tecnologia; União Educacional do Vale do Aço; Faculdade Evangélica de Teologia; Faculdade Pereira de Freitas, dentre outras. Ambas destacam-se na diversidade de cursos oferecidos no município, com destaque para Engenharia, Letras e Direito.

Segurança

Como na maioria das médias e grandes cidades brasileiras, a criminalidade também é um grave problema em Ipatinga. Em 2006 a taxa de homicídios no município foi de 15,8%. O índice de óbitos por arma de fogo, após apresentar aumento entre os anos de 2002 e 2004, começou a baixar em 2005, sendo de 13,9 em 2006. A taxa de óbitos por acidentes de transito que era de 11,9 em 2002, aumentou para 14,9 em 2006.

O município possui vários serviços das polícias civis e Militar, como a Delegacia Regional de Polícia Civil; Delegacia Adjunta de Plantão; Delegacia Adjunta de Falsificações e Defraudações; Delegacia Adjunta de Furtos e Roubos; Delegacia Adjunta de Crime Contra a Mulher e Orientação ao Menor; Delegacia Adjunta de Trânsito; Delegacia Adjunta de Apoio ao Juizado Especial Criminal; Delegacia Adjunta de Crimes Contra a Vida; Delegacia Adjunta de Tóxicos e Entorpecentes; 2ª CIRETRAN de Ipatinga; 12ª Regional da Polícia Militar e 14° Batalhão da Polícia Militar do estado de Minas Gerais. O município sedia a 152ª Cia. da Polícia Militar de Minas Gerais, cujo responsável é o tenente Walter Soares. Nos bairros considerados como os mais violentos da cidade, Bethânia e Canaã, foi apontada uma queda de 39,1% da ocorrência de crimes violentos nos seis primeiros meses de 2009 para os de 2010.

Situa-se em Ipatinga o Centro de remanejamento de presos - CERESP. Foi inaugurado em 23 de março de 2001 e está construído em uma área total de 1 055 m² e possui 27 celas (22 comuns, três especiais, uma mulher, uma menor), sendo seis a capacidade total de detentos por cela. Conta ainda com parlatório; sala do Delegado; sala de expediente; quatro guaritas; almoxarifado e estacionamento. É uma dos presídios mais violentos da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Minas Gerais criou o Encontra Ipatinga.

Limites - Cidades Vizinhas

Coronel Fabriciano, Mesquita, Santana do Paraíso, Caratinga e Timóteo.

Dados Principais sobre Ipatinga

Aniversário: 29 de abril
Fundação : 1964
Gentílico: Ipatinguense
Area: 165,509 Km²
População 241 538 hab. (2011)
IDH 0,806 - elevado
Prefeitura Ipatinga

Brasão de Ipatinga
Brasão de Ipatinga

Bandeira de Ipatinga
Bandeira de Ipatinga

Vídeo sobre a cidade de Ipatinga
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Ipatinga

Mapa de Ipatinga

 

Moradores ilustres de Ipatinga

 

   

  Sobre o EncontraMGIpatinga
Anuncie no EncontraMGIpatinga
Cadastre sua empresa no EncontraMGIpatinga (grátis)
Fale com EncontraMGIpatinga

Termos EncontraMGIpatinga | Privacidade EncontraMGIpatinga